Foram anunciados neste sábado, 27/05, os vencedores da sétima edição do Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim, que contou com dezenas de filmes na programação. O curta-metragem potiguar Sideral, de Carlos Segundo, se destacou e foi premiado com o Troféu Conceição Moura.
O VII Cine Jardim aconteceu em formato presencial na cidade de Belo Jardim, no interior de Pernambuco, e de forma remota pela plataforma Cardume. A programação contou também com a Oficina Documentando, ministrada pelo cineasta Marlom Meirelles, e com uma exibição especial do premiado Pacarrete, de Allan Deberton.
O júri oficial da Mostra Competitiva de curtas-metragens latino-americanos foi formado pela atriz Hermila Guedes, pelo crítico de cinema André Guerra e pela atriz e diretora Danny Barbosa. Entre os premiados, três curtas-metragens pernambucanos também foram destaques: Um Filme com Celso Marconi, Todas as Rotas Noturnas Conduzem ao Alvorecer e Recife, Marrocos.
O júri jovem foi formado por Tainá Margarida, Ruan Gabriel e Taune Erivalda, que participaram da oficina Crítica de Cinema para Formação do Júri Jovem, ministrada por André Guerra, oferecida gratuitamente durante o festival. Os estudantes concederam o troféu de melhor curta-metragem para o gaúcho Perfection, de Guilherme G. Pacheco.
Além da competição, o Cine Jardim realizou as mostras paralelas Diversidade de Voos, em homenagem à atriz Roberta Gretchen Coppola, com histórias sobre pessoas transgêneros; Revoada, que discute memória, preservação e identidade cultural; Voo Livre, apresentando mulheres como protagonistas de suas próprias histórias; Rotas de Migração, com abordagens variadas para o público jovem; e Passarinho, formada por filmes para a infância e reúne, em sua maioria, animações. A Mostra Especial VouSer Acessibilidade exibiu filmes pernambucanos com acessibilidade comunicacional: audiodescrição, janela de libras e legendas descritivas.
Conheça os vencedores do Cine Jardim 2023:
Melhor Filme: Sideral, de Carlos Segundo (RN)
Prêmio Especial do Júri: Um Filme com Celso Marconi, de Helder Lopes e Paulo de Sá Vieira (PE)
Melhor Direção: Leonardo Martinelli, por Fantasma Neon
Melhor Roteiro: Recife, Marrocos, escrito por Alexandre Figueirôa
Melhor Atuação: Marcus Curvelo, em Todas as Rotas Noturnas Conduzem ao Alvorecer
Melhor Imagem: Perfection, de Guilherme G. Pacheco
Melhor Montagem: Todas as Rotas Noturnas Conduzem ao Alvorecer, por Felipe André Silva
Melhor Concepção de Som: Paulo Galo: Mil Faces de um Homem Fiel
Prêmio do Júri Popular: Pedro Faz Chover, de Felipe César de Almeida (PE)
Prêmio do Júri Jovem: Perfection, de Guilherme G. Pacheco (RS)
Foto: Divulgação/Casa da Praia Filmes.